Quem Somos

O Centro de Inclusão Através da Tecnologia Assistiva (CIATA) teve sua primeira reunião de fundação em 22 de julho de 2010, e foi juridicamente constituída em 05 de novembro de 2010 a partir do desejo de seu fundador Cássio Santos, que sonhava proporcionar produtos e serviços para as pessoas com deficiências que não tinham acesso aos mais novos recursos assistivos disponível no mundo.

Então o CIATA nasce com os seguintes serviços gratuitos:

Centro de Introdução a Tecnologia (CIT)

Forneceremos cursos de informática básico, intermediário, avançado e programação de computadores nos sistemas Windows, Linux e OSX/MAC;
Também orientaremos como utilizar recursos tecnológicos tais como display e impressoras Braille, scanner com softwares de reconhecimento ótico de caracteres,
SMARTPHONES, Tablets e PDA's entre outros.

Centro de Acompanhamento e Reabilitação (CAR)

Neste segmento capacitaremos crianças e adultos em seu dia-a-dia com os treinamentos em Orientação e Mobilidade, escrita/leitura Braille e atividades da vida diária.

Centro de Orientação Profissional (COP)

Orientação de profissionais nas seguintes áreas:
Médica em Oftalmologia, clínica e pediátrica;
Jurídica em previdenciária, trabalhista, civil, familiar e outras;
Psicológica com reabilitação, aceitação e inclusão do Usuário e Familiares;
Comportamental com orientações de como se portar em ambientes profissionais, formas de apresentar-se em público e informação sobre etiqueta.

Centro de Estudos Musicais (CEM)

Programa que utilizará a música e a musicografia como ferramenta para aumentar a autoestima dos Usuários, além de qualificar profissionais para utilizar esta arte como fonte de lazer e renda.

Centro de Habilidades Artesanais (CHA);

Neste programa teremos oficinas de dança para que a pessoa com deficiência conheça seu corpo como instrumento de uma arte, e amplie sua noção espacial.
Também teremos ateliês onde os Usuários aprenderão e farão artesanatos para seu entretenimento e até mesmo como fonte de renda, além de artes cênicas.

Centro de Recriação Esportiva (CRE);

Ofereceremos uma academia com modernos equipamentos e profissionais de educação física e fisioterapeutas para acompanhar nossos Usuários na prática de suas atividades físicas com responsabilidade e segurança. Trabalharemos juntos de Associações e Clubes de esporte para formarmos equipes de Goalball, Futebol
de 5, Natação judô e atletismo.

Centro de Estudos Bibliográficos (CEB)

Disponibilizaremos um espaço com uma Biblioteca com títulos impressos em Braille, áudio livros, e em arquivos digitais para pesquisas acadêmicas e estudos diversos. Para títulos que não existem em nosso acervo, disponibilizaremos voluntários para leitura de impressos em tinta.

Centro de Estudos de Idiomas (CEI)

Ofereceremos treinamento presencial e on-line das seguintes línguas: inglês, espanhol, alemão e francês.

Centro de Entretenimento e turismo (CET)

Neste segmento faremos parcerias com bares, restaurantes, agências de turismo e hotéis para oferecer aos nossos Usuários momentos de encontro através de passeios, viagens e eventos entre pessoas com e sem deficiências, promovendo a inclusão, reabilitação e aumentando a autoestima dos participantes.

Centro de Inclusão ao Mercado de Trabalho (CIMT)

Neste programa teremos treinamento e encaminhamento dos nossos Usuários ao mercado de trabalho com empresas parceiras nas seguintes áreas:
Língua portuguesa, matemática, administração de empresas, contabilidade, informática, tele atendimento telefônico, e-mail e redes sociais.

Centro de Inclusão e Pesquisa (CIP):

Neste espaço ofereceremos aos Usuários o que há de mais atual na tecnologia assistiva seja em software ou hardware para acesso a internet, estudos diversos, digitalização de materiais e impressão Braille, além de fazermos parceria com empresas e universidades para pesquisa e desenvolvimento de novos recursos inclusivos.

Centro de Gincanas e Campeonatos (CGC)

Organizaremos eventos para que nossos usuários mostrem suas competências e exponham aos nossos mantenedores o que eles já são capazes com o apoio de nossos profissionais através de gincanas e competições de concursos musicais, olimpíadas de português e matemática, exposições de obras de arte, além de competições esportivas e apresentações teatrais.